ESG: Uma visão mais integrativa e a importância de uma Liderança Regenerativa

Estamos passando por um momento bastante desafiador quanto a gestão de empresas. O que se era feito no século XX não servirá mais para o século XXI.

A visão mecanicista e competitiva, características associadas à energia masculina, como: assertividade, competitividade e racionalidade, começam a perder o controle para a vulnerabilidade e impermanência em meio ao caos do mundo VUCA / BANI.

A visão sistêmica de ESG e liderança regenerativa considera a interconexão de diversos fatores que impactam o todo: meio ambiente, a sociedade e a governança das organizações. Começando de dentro para fora, ou melhor, focando no G, na ética e na forma a qual as empresas são conduzidas, conseguiremos transformar organizações e perpetuar um novo modelo de negócio, através do investimento na liderança regenerativa, que aborda a necessidade de líderes criarem um impacto positivo e transformador. 

A liderança regenerativa é um modelo de influência que busca não apenas alcançar resultados financeiros de curto prazo, ela visa criar um impacto positivo de longo prazo tanto na sociedade quanto no meio ambiente. Esse modelo de liderança está mais relacionado com características associadas à energia feminina como: resiliência, empatia, colaboração, criatividade e intuição.

Nessa visão sistêmica, as empresas são vistas como partes de um ecossistema maior, que inclui a comunidade, os fornecedores, os clientes e acima de tudo a natureza. Com essa visão mais ampla, as decisões empresariais são tomadas levando em consideração o impacto no meio ambiente, nos stakeholders e na empresa em si. É uma relação ganha-ganha-ganha.

Além disso, a liderança regenerativa ressalta a importância de líderes que têm uma visão de mais inclusiva, de longo prazo e que são capazes de inovar criar soluções criativas para os desafios socioambientais enfrentados pelas empresas e pela sociedade como um todo. Esses líderes buscam não apenas sustentar, mas sim regenerar através da criação de impacto positivo em todos os aspectos operacionais da empresa.

Em resumo, a visão sistêmica de ESG e liderança regenerativa enfatiza a necessidade de uma abordagem holística e humanizada para os negócios, considerando o impacto em todas as partes interessadas e buscando criar um impacto positivo e regenerativo em vez de apenas fazer gestão de riscos e ações para resultados de curto prazo.

Nosso papel é nos desenvolvermos e darmos apoio para que novos líderes regenerativos surjam. Estamos há 20 anos da Era da Super Inteligência e para conseguirmos chegar nela sem sofrimento, é necessário focar cada vez mais na expansão de consciência, no autoconhecimento e domínio da mente e o mais importante, no desenvolvimento de habilidades inter-relacionais, afinal de contas nós seres humanos somos e sempre seremos seres sociais!

Marcela Argollo

Sócia da All For You e professora da FGV