Summit ESG 2023: combate às mudanças climáticas deve ser imediato  

Summit ESG 2023 aborda as soluções para tornar combate à crise climática uma prioridade para a sociedade 

As mudanças climáticas podem ser revertidas, mas precisamos agir de forma rápida e coordenada. Confira o que aconteceu no Summit Estadão ESG 2023. 

 Autor: Aléxis Cerqueira Góis 

 Fonte da imagem Summit ESG 2023/Reprodução 

As soluções para consolidar a crise climática como prioridade social, governamental e do setor privado foram o foco da abertura da programação da tarde do Summit ESG 2023. O evento aconteceu na quarta-feira (14), no Museu de Arte de São Paulo (Masp) e foi transmitido on-line no canal do YouTube do Estadão

“O mundo está em uma corrida entre dois caminhos: um futuro severamente danificado por uma ameaça feita por nós mesmos e um futuro onde a mudança climática é parada para sempre”, definiu Jonathan Foley, diretor-executivo (CEO) do Project Drawdown. Para ele, as novas tecnologias e políticas recentes estão tornando um futuro otimista mais possível. 

Para frear o aquecimento global, é necessário adotar uma abordagem científica imediatamente. “Quanto mais cedo agirmos, maior será o impacto das ações”, considerou Foley. Isso significa não só sequestrar o carbono da atmosfera, mas principalmente diminuir as emissões de gases de efeito estufa, que representam 96% do trabalho a ser feito. 

As medidas de como parar o desmatamento, melhorar a eficiência da energia e eliminar os desperdícios de comida têm um efeito imediato. “Para evitar um futuro desastroso, precisamos reduzir drasticamente nossas emissões e continuar reduzindo até meados do próximo século”, alertou. Isso só poderá ser feito com a colaboração de pesquisadores, governos, sociedade civil e empresas, além de investimentos baseados em evidências científicas. 

Como medir os impactos das práticas ESG 
 

“A métrica é fundamental para definir rumos, principalmente de longo prazo”, afirmou Valéria Michel. (Fonte: Summit ESG 2023/Reprodução) 

Um dos maiores desafios da adoção do conceito de responsabilidade ambiental, social e governança (ESG) nas empresas é a mudança de cultura para entender as práticas como valor, e não como risco. Nesse contexto, a implementação de métricas para acompanhamento de resultados é fundamental. “O que não é medido, não é gerido”, atestou Alda Marina de Campos Melo, CEO da Pares Estratégia & Desenvolvimento. 
 

A Tetra Pak foi pioneira — no setor de embalagens — na construção de métricas ESG há 25 anos, que associa eficiência à responsabilidade socioambiental. “Preciso entender todo o ciclo de vida de minha embalagem para saber quais mudanças eu tenho de fazer hoje para impactar lá frente”, explicou Valéria Michel, diretora de Sustentabilidade da Tetra Pak Brasil e Cone Sul. 
 

Existe uma série de metodologias ESG disponíveis no mundo. “O trabalho é conseguir identificar quais são mais adequadas a seu negócio”, refletiu Lia Basílio Pereira de Souza, gerente de Sustentabilidade na Iguá Saneamento. Um estudo de impacto demonstrou, por exemplo, que o aumento da cobertura de esgoto em Cuiabá (MT) na última década diminuiu em 93% o número de casos de internação hospitalar devido a doenças associadas à falta de saneamento
 

Algumas soluções funcionam como ponte entre as empresas, para que possam reduzir sua pegada de carbono e realizar os projetos de conservação. “Desenvolvemos uma commodity ambiental que se chama Unidade de Crédito de Sustentabilidade (UCS), que empacota os serviços ecossistêmicos, como o intangível gerado pela floresta preservada, para entregar um produto rastreável para a sociedade”, exemplifica Alessandra Umbelino, cofundadora da BMV Global. 
 

Leia também

Legislação ESG no Brasil 

“A gente tem normas de ESG para o sistema financeiro que visam assegurar a estabilidade financeira do País que não existe no resto do mundo”, opinou Ana Lucia Grizzi. (Fonte: Summit ESG 2023/Reprodução) 

A pauta ESG não é exclusivamente legal. “A cristalização de novas legislações no Brasil impulsiona a agenda ESG em conjunto com outras fontes de impulsos”, avaliou Rafael Benke, CEO da Proactiva Results. Outras pressões como clientes, financiadores e acionistas podem contribuir para as empresas priorizarem as práticas ambientais, sociais e de governança. 
 

Apesar do Brasil ter uma Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) desde 2009, a legislação ainda não saiu do papel. “Do ponto de vista ESG, as iniciativas mais avançadas envolvem a precificação do carbono”, analisou Ana Luci Grizzi, sócia de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas da EY. Em breve, o País deve publicar uma regulamentação sobre descarbonização industrial. 
 

A legislação brasileira ainda é muito incipiente e fragmentada sobre as questões sociais nas empresas. “A dimensão social é muito complexa e não existe nada no Brasil que a contemple adequadamente”, considerou Clara Serva, head de Empresas e Direitos Humanos em TozziniFreire Advogados. No entanto, o Projeto de Lei (PL) n.º 572/22, que tramita no Congresso Nacional, pode estabelecer diretrizes completas sobre o tema. 

O varejo e as questões ambientais, sociais e de governança 

Uma pesquisa demonstrou que 60% da população brasileira nunca ouviu falar em ESG. No entanto, mais da metade das pessoas afirmam que as marcas precisam se preocupar com questões socioambientais. “Mesmo que as pessoas não saibam sobre a sigla, elas atribuem cada vez mais às marcas as responsabilidades”, concluiu Raquel Messias, vice-presidente de Estratégia da agência Lew’Lara\TBWA. 
 

A Coca-Cola atende um milhão de pontos de venda por dia no Brasil. Cerca de 60% do total são pequenos negócios de varejo. “Nosso papel enquanto uma indústria conectada globalmente com os consumidores é transformar essa agenda mais palatável”, considerou Katielle Haffner, gerente sênior de Assuntos Públicos, Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil. 

Além do preço e da qualidade, consumidores estão cada vez mais preocupados com os valores das marcas na hora de tomar decisões de compra. “As empresas, principalmente focadas no varejo, têm de se preocupar com a transparência e coerência”, disse Ricardo Dalla Torre Amatucci, especialista em Finanças Sustentáveis na VOX Capital. 
 

Quer conferir os painéis do Summit ESG 2023 na íntegra? Veja toda a programação disponível gratuitamente no YouTube do Estadão

Fonte: Summit ESG 2023

Leave a Comment